Postagens populares

Follow by Email

14 julho 2011

Montagem de Triway e Four Way

Meu Nome é Hóstio de farias neves Casado separado 05 Filhos e há 21 anos Eletricista ,Técnico em Eletronica de Manutenção e Técnico em Eletropneumática:

Dentre as montagens que tenho que realizar em meu trabalho de eletricista muitos acham interessante o treway que é o uso de varios interrupitores para controlar uma ou + Lampadas, ou seja vc consegue ligar ou desligar a mesma Lampada de varios locais vou dar o exemplo de um corredor muito longo onde vc liga a lampada ao entrar e quando acabar o corredor vc desliga ...

Veja seguir:
Esquema simples Com apenas dois interruptores paralelos + Indicação da Fase e Neutro .












Foto retirda da Net pertence ao blog: blogdomacagnan.blogspot.com

Nos próximos esquemas vocês veram a ligação com Três Interruptotres Dois Paralelos e Um intermediário O 1ºEsquema utiliza interruptores simples ou seja com seis bornes cada um dos intermadiários veja que o neutro vai a Lampada Sempre ...
 No 2º Caso os interruptores são mais sofisticados pois usam Interruptores Automáticos . vejam esquemas abaixo como podemos ver são dois Paralelos e um intermediário são fabricados pela PIAL...



Existe a possibilidade de se usar Quatro ou + interruptores Neste Caso será Necessário Sempre Dois Paralelos E dois intermediários + como se pode ver estes tambem são automáticos pois possuem apenas 04 bornes ao invés de 06 como os interruptores simples possuem ...












Foto retirda da Net pertence ao blog : http://alenisiorocha.blogspot.com.br/

Muito grato por visitar meu blog Duvidas em:
hostioneves@ig.com.br  
hostioeletrico@gmail.com

eletricistabraz@live.com 
brazeletricista@bol.com.br
brazeletricista@yahoo.com.br





7 comentários:

  1. amigo, montei uma rede eletrica bifasica, em minha casa, só que usei o mesmo neutro, para duas fases, resultado, deu um vazamento de 200 klw mes cada medidor.( a celg colocou medidor novos sem disco)
    quando fiz a separação dos neutros na rede, o problema foi resolvido. obs. a rede que vem ate aos
    medidores so tem um neutro.

    ResponderExcluir
  2. obrigado por disponibilizar o esquema me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonatas Gomes de Oliveira sem problemas estou aqui para ajudar no ´possível...

      Excluir
  3. José Pires Gomes qualquer duvida estou aqui para ajudar no possível...

    ResponderExcluir
  4. Estou com um problema. Comprei um apartamento e estou instalando as luminárias e em alguns cômodos tem interruptores Triway eu entendi como funciona, mas por que quando chega na lâmpada no teto possui 3 fios. Azul (no caso é o neutro) Amarelo (Fase) e agora tem um verde que me parece que é fase também. Será que v poderia me ajudar? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe amigo se Sua Instalação Seguir o padrão NR10 com certeza O Azul é neutro o Amarelo Retorno (Ou seja Fase quando o interruptor estiver Ligado)e o Verde é o Terra que deve ser conectado a luminária para proteger o operador contra choque em caso de Fuga de Corrente ou Curto pelo - em minha região é assim, espero ter ajudado estou a disposição...

      Excluir